A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E MATERNIDADE DE RONDONÓPOLIS, por meio da diretora Executiva, vem prestar esclarecimentos à toda a sociedade, ante às últimas notícias divulgadas pela imprensa, referente à interdição ética de setores da SCR pelo CRM/MT.
Em verdade, na data de 11/11/2024, este hospital recebeu auto interdição ética pelo CRM/MT, com o objetivo de interditar os serviços dos médicos nos setores das UTIs Neonatal e Pediátrica, Alojamento Conjunto e Sala de Parto, da SCR, ante a ausência de escala de plantão médica.
Neste ponto, necessário esclarecer que a interdição ética é uma medida aplicada para proibir o trabalho do médico, todavia, os pacientes já internados na instituição nos setores afetados continuarão recebendo todo o atendimento médico necessário e a contento, até a devida regularização das escalas médicas, não havendo que se falar em desassistência aos pacientes.
Algumas crianças que se encontravam internadas na instituição, e que possuíam condições clínica para tanto, foram transferidas para outras unidades de saúde, apenas como medida de precaução.
Cabe ressaltar que, assim que houver uma equipe de profissionais capaz de cobrir adequadamente as escalas, a interdição será encerrada. O hospital aguarda a apresentação da escala pela atual empresa responsável pelo serviço, ASSOCIAÇÃO DE ESPECIALISTAS MÉDICOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE – AEMPRO, que deverá fazê-lo imediatamente, sob pena de multa, conforme decisão liminar proferida pelo Juiz Plantonista, Dr. Wagner Plaza, ontem, nos autos do processo no 1029613- 22.2024.8.11.0003.
Dessa forma, reafirmando seu compromisso com toda a sociedade e em razão da essencialidade de seus serviços, a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis informa que se encontra em processo de contratação de uma nova empresa para assumir os serviços e em preparação para a transição entre equipes, visando garantir a continuidade regular da assistência aos pacientes e mantendo todos os atendimentos às crianças e recém-nascidos que necessitam dos serviços de saúde oferecidos por este hospital.
Rondonópolis/MT, 12 de novembro de 2024
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E MATERNIDADE DE RONDONÓPOLIS