Fone

(66) 3410-2700

Internação e Documentos

Internação e Documentos

Visando agilizar o seu atendimento e internação, apresente os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade e CPF do paciente.
  • Carteira de identificação do convênio do paciente.
  • Carteira de identidade e CPF do responsável pelo paciente.
  • Em caso do paciente ser uma criança, os pais devem apresentar além dos seus documentos a certidão de nascimento da criança.
  • Guia do convênio para internação, devidamente autorizada, para o paciente eletivo.
  • Guia do convênio para internação do paciente de urgência.
  • Cartão do SUS mesmo em caso de convênios.

Orientações Gerais

  • Ao dar entrada no hospital, traga anotado todos os medicamentos que estiver utilizando, bem como todas informações sobre a sua saúde(doenças anteriores, cirurgias realizadas, medicamentos que provocam alergia, etc).
  • Traga seus objetos de higiene pessoal e roupas bem confortáveis.
  • Nossos profissionais possuem uma programação pré-definida, conforme as prioridades e necessidades médicas dos pacientes e do hospital. Solicitamos a sua compreensão.
  • Durante a internação, a integridade dos bens da acomodação é de responsabilidade do paciente e/ou seu acompanhante, podendo ser cobrado pelo hospital caso haja danos ou extravios em seus móveis, roupas ou demais itens da acomodação utilizada;
  • A Santa Casa não dispõe de estacionamento e não se responsabiliza por veículos estacionados em seus limites, nem por objetos deixados dentro dos mesmos.

Qual paciente tem direito a acompanhante?

  • Menor de 18 anos de idade: um dos pais ou responsável (art. 12 da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente).
  • Pacientes com 60 anos ou mais: (art. 16 da Lei 10.741/03 – Estatuto do Idoso).
  • Parturientes: durante o trabalho de parto e pós-parto, de acordo com a Lei 11.108/05.

Aconselhamos que o acompanhante seja do mesmo sexo do internado, visando a privacidade de todos dentro das enfermarias que normalmente, são separadas por sexo. Não é permitida a presença de acompanhante menor de 18 anos.

Transferências para UTI

Caso o paciente seja transferido para a Unidade de Terapia Intensiva, o acompanhante deverá liberar a enfermaria ou apartamento, levando consigo os pertences do paciente, disponibilizando assim o leito para outros pacientes que necessitem do mesmo. Enquanto o paciente permanece na Unidade de Terapia Intensiva, o acompanhante não poderá permanecer no hospital, sendo permitida sua presença somente nos horários de visitas e para retirada do boletim da Unidade de Terapia Intensiva Geral. Nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, os pais podem acompanhar os filhos durante toda a internação do filho.

Assistência médica

As informações médicas serão repassadas sempre pelo médico plantonista e sempre pessoalmente. Nos casos de pacientes internados em unidades de terapia intensiva, as informações serão repassadas durante o horário de visitas do período da tarde(15:30), pelo médico da UTI e sempre pessoalmente. Boletins médicos serão emitidos somente para pacientes da UTI Geral, todos os dias, às 08 horas pelo médico e poderão ser informados pela equipe de assistentes sociais no período da manhã, aos familiares do paciente.

Assistência de enfermagem

A Santa Casa Rondonópolis disponibiliza em cada unidade de internação um enfermeiro responsável por monitorar a assistência junto aos pacientes, proporcionando assim maior conforto e cuidado aos nossos pacientes internados. Em caso de dúvidas, solicite sua presença para maiores esclarecimentos nos postos de enfermagem de cada unidade.

Valores e pertences

Evite trazer objetos pessoais ou de valor para o hospital pois não nos responsabilizamos pelos mesmos. Caso seja necessário, deixe os mesmos aos cuidados de seus familiares para evitarmos possíveis aborrecimentos.

Alta e conta hospitalar

  • A alta hospitalar será concedida somente após autorização médica;
  • Após a alta, a equipe médica e assistencial passará todas as orientações aos pacientes e acompanhantes sobre a continuidade do tratamento;
  • O paciente receberá da equipe de enfermagem um documento com a alta hospitalar, onde constará data e horário da alta, que deverá ser entregue em uma das recepções da Santa Casa no momento da saída.

Caso o paciente queira o seu prontuário, deverá solicitar o mesmo através do Serviço de Arquivo Médico(SAME), pessoalmente de segunda a sexta, das 7 às 12 e das 13 às 17 horas. Para solicitar o prontuário deverá ser apresentado na solicitação documento de RG e CPF autenticado em cartório.