Fone

(66) 3410-2700

Equipe Multidisciplinar

A Santa Casa Rondonópolis conta com uma equipe multidisciplinar com diversas especialidades para melhor atende-los, o trabalho interdisciplinar promove uma resolutividade completa dos casos, promovendo troca de experiências entre os profissionais, discussão de casos mais aprofundada e diversidade de serviços e habilidades.

Nosso time multi composto por:

SERVIÇO SOCIAL

 Serviço Social da Santa Casa Rondonópolis conta com três assistentes sociais que atuam junto ao alojamento conjunto e toda a instituição de segunda a sexta-feira das  7:00 horas às 17:00 horas.

O trabalho do serviço social consiste nos atendimentos às usuárias do serviço e/ou da sua rede de apoio familiar objetivando traçar estratégias e mecanismos de ação para o enfrentamento das inúmeras expressões da questão social por meio da garantia e efetivação de direitos, visando tornarem os usuários atendidos, protagonistas no processo de proteção, prevenção e promoção social que necessitam.

Para isso, o Serviço Social pauta-se em inúmeras legislações, sobretudo o Código de Ética Profissional, Lei de Regulamentação da Profissão e o Estatuto da Criança e do Adolescente para direcionar sua atuação.

Atribuições do Serviço Social é o acolhimento e atendimento integral e individualizado das usuárias e seus familiares, orientações das normas institucionais e direitos sociais (benefícios sociais, assistenciais e previdenciários); articulação e interface com a rede socioassistencial, de saúde e de defesa de direitos; grupo de gestantes; visita institucional e atuação como ouvidoras e no serviço de atendimento ao usuário.

Os biologistas atuam no laboratório de análises clínicas e agência transfusional da Santa Casa Rondonópolis, contribuem realizando uma variedade de exames de rotinas e urgências das gestantes, recém nascidos e pacientes submetidas às cirurgias ginecológicas, oferecendo acolhimento e humanização durante todo o exame, proporcionando mais comodidade e rapidez nos atendimentos.

ENFERMEIROS

O enfermeiro é o profissional de saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente, zelando pelo seu cuidado integral e bem estar.

Ele é responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem, bem como a supervisão das equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem.

Os enfermeiros que atuam na Maternidade da Santa Casa Rondonópolis possuem as seguintes especialidades:

Obstetras: possuem especialização em obstetrícia e são habilitados para acompanhar a evolução e conduzir o parto por meio de conhecimentos técnicos e científicos quando são de risco habitual e acontece de forma natural, sendo habilitada para reconhecer quaisquer alterações que possam evoluir para as intercorrências obstétricas.

Além de contribuírem para a melhoria do atendimento, empoderamento da mulher e redução de cesarianas.

Neonatologistas: possuem especialização em cuidados ao recém-nascido crítico e não crítico. Atuam na UCINCo.

Generalistas: não possuem especialização ou possuem especialização em áreas que não são materno-infantil. Atuam no alojamento conjunto.

O papel das nutricionistas da Santa Casa Rondonópolis é planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar o Serviço de Nutrição e Dietética e Lactário e realizar assistência e educação alimentar e nutricional às gestantes. O objetivo do Serviço de Nutrição e Dietética é oferecer uma alimentação segura do ponto de vista higiênico sanitário e adequada em nutrientes e ao contexto biopsicossocial dos indivíduos. O Lactário que também faz parte desse serviço tem por objetivo principal oferecer apoio ao aleitamento para que os bebês que não podem ser amamentados diretamente no peito, recebam o leite ordenhado da própria mãe ou leite humano de doação de forma segura.

Na Santa Casa Rondonópolis a triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) é realizada, pelas fonoaudiólogas, em todos os bebês nascidos na maternidade antes da alta médica.
O objetivo é detectar precocemente as possíveis alterações auditivas presentes ao nascimento, possibilitando o encaminhamento ao diagnóstico e tratamento o quanto antes, evitando os prejuízos para o desenvolvimento da fala e linguagem da criança.
A perda auditiva congênita pode ocorrer mesmo que não haja casos na família ou fatores de risco aparentes, por isso a relevância da realização do exame antes da alta.

O anestesista é o responsável por manter o paciente nas melhores condições para o procedimento ocorrer.

A equipe de anestesistas da Santa Casa está de plantão 24h por dia, 7 dias por semana, proporcionando assistência global na instituição, desde a assistência ao procedimento e terminando nos cuidados pós operatórios e alta da paciente.

Ginecologia e Obstetrícia são duas especialidades irmãs. O médico com especialização nessa área tem sua formação focada no aparelho reprodutor feminino (útero, ovários, vagina) e nas mamas, com grande importância na assistência preventiva (os famosos exames de rotina da mulher).

A divisão entre as duas se dá no sentido de que o Obstetra cuida da mulher na gravidez, no parto e no pós-parto, e o Ginecologista cuida dela nas demais fases da vida (desde a infância/adolescência até a melhor idade).

Pediatras e neonatologistas são responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos recém-nascidos desde a sala de parto até o momento da alta.

Avaliam cada recém-nascido e suas necessidades individuais de exames, transferências ou cuidados diferenciados. Também auxiliam na promoção e incentivo ao aleitamento materno.

contemplam os profissionais de área de apoio na instituição, como diretores, gerentes, secretárias, encarregados de setores, escriturários, almoxarifes, técnicos de segurança do trabalho, analistas de sistema, técnicos de informática, auxiliar de serviços gerais, jardineiro, reparador geral e jovens aprendizes.

O Atendimento Psicológico consiste em oferecer à gestante, puérpera e ou acompanhante, um espaço de escuta e acolhida de suas demandas, além de esclarecer dúvidas e oferecer informações na perspectiva de promoção da saúde mental e relacional.

O Serviço de Higiene e Limpeza e Hotelaria Hospitalar tem por objetivo higienizar e preparar o ambiente para proporcionar bem estar, conforto e segurança na hospitalidade, garantir a satisfação de seus pacientes, acompanhantes e familiares durante a permanência em nossa instituição com foco na qualidade do serviço ofertado e no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.