Fone

(66) 3410-2700

Alojamento Conjunto

É o setor da maternidade onde a mãe e o recém-nascido sadio, após o nascimento, permanecem lado a lado, em tempo integral, até a alta hospitalar.

A finalidade do Alojamento Conjunto é estimular e apoiar o aleitamento materno, orientar e promover a capacitação materna e de acompanhantes para realizar os cuidados de rotinas dos recém-nascidos (banho, troca de fraldas, higiene do coto umbilical) e cuidados pós-parto.

Durante o período de internação você terá apoio 24 horas de equipe assistencial capacitada: Enfermagem, pediatria e obstetras.

Vantagens do Alojamento Conjunto:

Contamos com enfermarias com 2 leitos, ambiente climatizado, com televisão e com divisória entre os leitos para garantir a privacidade. Você poderá ter o seu acompanhante de livre escolha neste período para auxiliá-la e tornar esse momento mais acolhedor.

Testes realizados durante a internação do bebê:

Realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor e que consiste na avaliação dos níveis de oxigênio do sangue na mão e no pé do recém-nascido. Seu objetivo é a detecção precoce de cardiopatias.
Realizado entre 24 – 48 horas de vida. É um exame simples, rápido e indolor. Com duração de 5 à 10 minutos. A audição do bebê é avaliada através da colocação de um aparelho em sua orelha. Sua finalidade é detectar precocemente problemas de audição.
Realizado antes da alta hospitalar. É rápido, simples e indolor e consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê; Seu objetivo é detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira.

Será realizado na Maternidade somente se o bebê estiver internado há mais de 4 dias. Caso contrário, o mesmo deverá ser coletado na Unidade Básica de Saúde entre o 3° e 5° dia de vida do bebê. Este exame detecta precocemente 6 tipos de doenças. É realizado através da coleta de sangue do pezinho do bebê.

A maternidade da Santa Casa Rondonópolis dispõe de uma sala de vacinas em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis onde todos os bebês nascidos aqui deverão tomar as vacinas obrigatórias (Hepatite B e BCG) antes da saída do hospital. O horário de funcionamento da sala de vacina é de das 13 às 16:30 horas, de segunda a sexta-feira.

BCG

Vacina de dose única ao nascer, previne contra formas graves de Tuberculose

Hepatite B

Vacina que proteger contra a infecção por todos os subtipos conhecidos do vírus da hepatite B.

 

Caso o bebê receba alta no final de semana e não tenha aplicado a vacina pode estar retornando na Santa Casa para realização das mesmas.