Fone

(66) 3410-2700

Orientações para gestantes e acompanhantes

A primeira semana após o nascimento é fundamental na vida do bebê e de sua mãe. Ambos precisam de atenção, de cuidados e de muito afeto.

A mãe e o recém-nascido devem ser acolhidos e orientados por profissional da Unidade Básica mais próxima da residência da família, na primeira semana após a alta da maternidade, para garantia do direito aos cuidados com a saúde.

O retorno da mãe após o parto e o primeiro contato do bebê com a equipe de saúde é de fundamental importância, pois é a oportunidade de criar vínculos com a equipe de saúde, proporcionando um melhor acompanhamento da saúde da mãe e do bebê.

Direitos da mulher no pós-parto:

No pós parto, a mulher deve ter alguns cuidados com a saúde:

Avaliação da saúde da criança

O primeiro contato do bebê e de sua família com a equipe de saúde e de fundamental importância, uma vez que se a oportunidade de criar vínculos entre a equipe e a família, proporcionando um melhor acompanhamento da saúde da criança.

A criança deverá ser avaliada por um profissional de saúde, observando-se a existência de sinais de risco, realizando avaliação do estado geral, incentivando o aleitamento materno, orientando sobre os cuidados gerais com o recém-nascido, a aplicação de vacinas e realização do Teste do Pezinho.

Cuidados com a saúde do bebê:

Direitos da mulher: