Santa Casa Rondonópolis economiza em torno de R$ 750 mil com adesão das melhores práticas do projeto coordenado pelo PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Serviço Único de saúde).
Com uma abordagem participativa e colaborativa com metodologia internacional, o projeto visou à redução em 30% de infecções hospitalares com adesão de melhores praticas.
Aplicado em 539 pacientes, no triênio 2021-2023, com objetivo na prevenção das Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), com foco na segurança dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A execução dos pacotes de medidas aponta que a Instituição conseguiu ofertar um ambiente seguro, livre de contaminação, garantindo a internação do paciente somente no tempo exigido para o tratamento, sem se prolongar por motivos provenientes de infecções hospitalares. Assim ocasionando redução de custos, caso o mesmo paciente adquirisse alguma IRAS durante estadia na UTI.
Estes resultados só foram possíveis por todo comprometimento dos profissionais envolvidos da UTI Geral. Garantido a excelência na assistência à saúde. Um marco da Santa Casa Rondonópolis.
Fonte: Relatório final Programa Saúde em Nossas Mãos.
Equipe Santa Casa Rondonópolis representando a Instituição em Brasília. Colaboradoras: Kawara Alves (Esq), Clarissa Siqueira, Luciara Machado (Dir).