Fale Conosco 66 3410-2700

Apoio Assistencial

Psicologia

O Serviço de Psicologia Assistencial da Santa Casa Rondonópolis trabalha em prol da assistência humanizada tendo como principal objetivo, prestar atendimento, aos pacientes, familiares/acompanhantes, com caráter diagnóstico e terapêutico. Avaliar o grau de comprometimento emocional do paciente, causado pela doença, tratamento e internação, propiciando continuidade do desenvolvimento de capacidades e funções não prejudicadas pela doença. Possui a finalidade de detectar e atuar diante de quadros psico-reativos e alterações psicológicas que possam comprometer o processo de tratamento. As atividades são fundamentadas na humanização do atendimento hospitalar, em prática interdisciplinar.

O setor Elabora, coordena e executa projetos que promovam o atendimento humanizado – Projeto Acolher; Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer; Projeto Anjo da Guarda, Projeto Registrando Sonhos e projetos voluntários.

O serviço de Psicologia Assistencial também realiza acolhimento aos funcionários os auxiliando na resolução de conflitos, focado em questões emergentes/urgentes. Podendo assim, promover a saúde mental dos colaboradores. Desta forma, o setor atua com dois psicólogos e dois residentes com formação em psicologia, do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso.

Fisioterapia

O serviço de fisioterapia da Santa Casa Rondonópolis é especializado no cuidado aos pacientes internados nas unidades de tratamento intensivo e nos leitos de internação, enfermarias e apartamentos, com cobertura de até 24 horas por dia de acordo com a necessidade de cada setor e respeitando as normas específicas quanto ao dimensionamento profissional.

  • UTI Geral Adulto: 24 horas
  • UTI Coronariana Adulto: 24 horas
  • UTI Neonatal: 24 horas
  • UTI Pediátrica: 24 horas
  • Unidade Intermediaria Neonatal: 24 horas
  • Unidade Canguru: 12 horas (das 7 às 19 horas)
  • Enfermarias e Apartamentos: 12 horas (das 7 às 19 horas)

O serviço prestado nas Unidades de Terapia Intensiva, adulto ou infantil, é realizado por profissionais especializados em terapia intensiva, ofertando ao paciente um tratamento digno e completo no que tange a fisioterapia pneumo-funcional, neuro-funcional e ortopedia.

Todos os profissionais estão aptos a ofertar terapias ventilatórias de alto nível aos pacientes internados em nossas unidades, de forma invasiva, em pacientes sedados ou em coma (intubados ou traqueostomizados) ou não invasiva, em pacientes conscientes, através de máscaras faciais, máscaras nasais, prongas ou bucais.

O atendimento ventilatório de alto nível é ofertado no leito do paciente e tem caráter preventivo, terapêutico ou de suporte avançado de vida, sendo que o gerenciamento desses procedimentos é de responsabilidade do fisioterapeuta plantonista.
Cada unidade relacionada acima possui sua equipe específica e adequadamente dimensionada para aquele setor, respeitando a RDC-7 para as UTIs (Legislação especifica).

Terapias neuro-funcionais e ortopédicas também são ofertadas em todos os ambientes do hospital através de terapias manuais, cicloergometros, pesos (halters), bolas, bastões, andadores e outros auxílios de marcha, maca para ortostatismo, eletroestimuladores entre outros.

As equipes também atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes de alta complexidade promovendo sua movimentação interna para a realização de exames radiológicos, tratamentos cirúrgicos e hemodinâmicos com segurança e manutenção da condição respiratória adequada.

Todas as equipes de UTI possuem coordenadores titulados pela ASSOBRAFIR (Associação de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva) em Terapia Intensiva Adulto ou Pediátrica e Neonatal conforme estipulado na RDC-7.
O serviço de Fisioterapia atua em conjunto com os demais profissionais da equipe multidisciplinar reduzindo os riscos próprios da internação hospitalar, contando com modernos recursos para avaliação, monitorização e tratamento.

Farmácia

A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à programação, seleção,  armazenamento, controle e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares.

A farmácia Hospitalar da Santa Casa Rondonópolis conta com uma farmácia central e três farmácias-satélite: no Centro Cirúrgico do 1º andar, no Centro Obstétrico e no Pronto Atendimento Obstétrico. Conta com uma equipe de 4 farmacêuticas plantonistas e 1 farmacêutica residente, com 48 auxiliares de farmácia e 10 apoios de farmácia que se revezam nos turnos 12×36.

Utiliza o sistema de distribuição por dose unitária, onde cada medicação é enviada por horário, identificadas com o nome do paciente, de 6 em 6 horas, ou em casos de urgência entregues direto pelo apoio da farmácia para a equipe de enfermagem, o que diminui as chances de erro, visando sempre o uso seguro e racional dos medicamentos.

Serviço Social

O papel do setor é dar orientação aos pacientes e familiares pertinentes às questões relacionados à sua fragilidade emocional e social na qual estão passando, buscando meios e alternativas para que seu tratamento transcorra de forma harmoniosa, garantindo assim o seu direito à saúde e devolvendo o exercício de sua cidadania. A Santa Casa Rondonópolis conta hoje com três assistentes sociais para estar desenvolvendo este trabalho no hospital.